Reader Comments

detoxification

by maria rita (2017-10-18)


O que é Dieta Detox?
Esse tipo de dieta tem feito muito sucesso, principalmente pelo fato de ter um efeito inicial geralmente impactante, pois há um corte ou diminuição brusca de farináceos de trigo (pães integrais, biscoitos, bolachas, massas, etc) e açúcar (doces diversos, refrigerantes…) e isso já traz resultados quase que imediatos, sendo que a maior parte dessa perda de peso inicial é devido à perda de água (líquidos), provocando já uma diminuição de peso e de medidas que geralmente causam uma empolgação inicial a quem adere a esse tipo de dieta. 

Mas você pode me perguntar:

Dr. Rocha, o que será que a boa ciência (estudos de alto nível científica) tem a dizer sobre isso? Será que a Dieta Detox está alinhada com a boa ciência?

Eu te respondo que de uma forma geral, utilizar sucos de hortaliças associados a frutas pode ter um efeito benéfico inicial, porém é importante colocarmos um olhar mais atento nessa questão.

Isso porque se você usar sucos de frutas com alto índice glicêmico (como por exemplo, o suco de laranja), teremos uma concentração de frutose elevada, que irá aumentar a fome, ou seja, a compulsão por trigo ou doces e manter um hormônio chamado leptina elevado no sangue. Isso fará com que você tenha fome o tempo todo. Assim como acontece na dieta das frutas.

Suco Detox: Emagrece?
O excesso de frutose também acaba forçando o fígado a trabalhar bastante, convertendo parte dela em triglicerídeos, que acaba engordando e inflamando o seu corpo.
Por outro lado usar frutas de baixo índice glicêmico com algumas hortaliças (como limão e couve) pode ter um efeito benéfico interessante e até ajudar o organismo a limpar o seu metabolismo.
A proposta da dieta detox de uma forma geral é à base de sucos e hortaliças e não existem critérios mais detalhados na associação dessas frutas com hortaliças (carboidratos fibrosos).
Então, concluindo: a dieta detox convencional pode até funcionar a curto prazo mas isso não resolve o problema, causando uma frustração ao tentar emagrecer com saúde e de uma forma definitiva. 
Você precisa de uma alimentação que funcione no seu dia a dia e criar novos hábitos para manter essa alimentação ao longo da vida, que eu chamo de alimentação inteligente ou estratégica.

Dieta Detox e a Limpeza Metabólica
Já existe uma abordagem usada nos EUA e em outros países da Europa que tem mostrado resultados excelentes, pois está alinhada com estudos das maiores universidades do mundo.

Como já falei, usando hortaliças diversas (verdes de preferência como a couve) com frutas de baixo índice glicêmico (que não elevam muito a insulina no sangue) e adotando uma alimentação que retire produtos industriais, à base de farináceos de trigo (pães integrais, biscoitos, macarrão e outros) e também retirando açúcar (bolos, refrigerantes, etc) já trará resultados muito bons, com uma diminuição dos níveis de insulina no sangue e trazendo uma perda de peso já considerável nos primeiros dias para a maioria das mulheres.

Há também outros benefícios que um Detox alinhado com a boa ciência pode trazer, como o resgate do paladar que foi literalmente “sequestrado” por esses alimentos industriais repletos de aditivos químicos, uma melhora significativa do sono, diminuição do stress e melhora importante do humor, dentre outros benefícios que podem ser observados.

Há também o que chamo de “limpeza metabólica”.

É como você tivesse “resetado” o seu metabolismo que estava danificado por uma alimentação ruim, à base de produtos industriais e comidas processadas.

Para ter um efeito a longo prazo, o Detox deve ser seguido por uma alimentação de manutenção que é a alimentação estratégica, que diferente das dietas convencionais é um estilo de vida sustentável e você continuará a perder peso ao longo dos meses de forma sustentável.


 
© PAGEPress 2008-2017     -     PAGEPress is a registered trademark property of PAGEPress srl, Italy.     -     VAT: IT02125780185